segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relatório

  
Relatório
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   Ao planejarmos esta aula pensamos trabalhar com os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA em uma nova perspectiva, não mais voltada apenas para o ensino de conteúdos, mas sim para um ensino de história reflexivo, onde mais importante que decorar datas de acontecimentos ou nomes de heróis era desenvolver nos alunos a capacidade de se perceber enquanto sujeitos históricos que atuam ativamente na história de sua sociedade.
   Desta forma, toda a aula foi pensada para envolver-los e ressaltar os fatos que para eles pareciam tão corriqueiros, mas que faziam parte de uma história de vida que precisava ser valorizada. Para isso, estigamos algumas discussões sobre o que para eles vinha a ser história, de inicio nos deparamos na velha visão do ensino decorativo de datas e nomes, mas pouco a pouco fomos direcionando os debates para uma história que vai além de relatos livrescos.
   E assim trabalhamos com eles elementos de suas próprias vidas dando-lhes espaço para que eles mesmos pudessem contar suas próprias histórias, e por se tratar de uma turma de EJA com pessoas mais velhas algumas até mesmo já idosas muitos dos relatos remetiam a fatos sociais vivenciados por eles em outras décadas, como por exemplo, muitos remeteram à redemocratização do país a luta política do atual presidente da república a morte de um grande ídolo Airtom Sena. Com isso, nós podemos mostrar a eles que estes não foram apenas fatos isolados, mas sim parte de suas próprias histórias, pois eles estavam presentes votando, lutando ou até mesmo fazendo parte de uma comoção nacional.
   Neste sentido, tentamos levar a eles que se eles vivenciam de alguma forma esta história ela também é sua, pois de algum modo interferimos nela e ela traz reflexos diretos para nossa vida cotidiana. Claro que toda esta discussão foi adaptada aos alunos, trabalhamos numa linguagem mais informal, desta maneira utilizamos a todo o momento de um planejamento flexível que nos permitiu fazermos as adaptações necessárias para o fluir da aula.
   No segundo momento trabalhamos com um filme “Escritores da Liberdade”, fizemos uma breve discussão sobre os elementos que iríamos enfocar no filme mostrando aos discentes que o filme iria contextualizar toda a temática que vínhamos trabalhando. Sendo assim, fomos durante o filme indagando às questões relevantes a reflexão sobre a importância de se colocar enquanto ser histórico em sua sociedade. Por fim, propomos aos alunos que cada um construísse um pequeno diário que relatasse momentos importantes de suas vidas e depois eles socializaram com toda turma suas histórias e daí surgiram histórias sobre nascimento de filhos, conquistas de empregos, casamentos, entre tantas outras.
   Em suma, o mais importante para nós ao final destas aulas foi perceber que de alguma forma mesmo que um pouco contribuímos para que houvesse uma transformação na visão educacional daquela turma, logicamente que não temos a pretensão de mudar toda uma construção educativa já perpetuada em algumas horas, mas já nos damos por satisfeitos pelo fato de termos percebido uma elevação na auto-estima dos alunos ao se perceberem importantes naquele momento e por terem suas histórias ouvidas por todos.

Um comentário:

  1. Lidia,
    Boa atividade. O reconhecimento do sujeito histórico é sem dúvida o objetivo do ensino de história. Mas senti falta do uso da bibliografia para justificar esta abordagem. Assim como para o uso do filme.
    Abraços, Ricardo

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